Paciente em Diálise
O paciente em diálise tem perda das funções dos rins. Isso reduz a eliminação pela urina de compostos como potássio, fósforo, sal, líquidos, entre outros. Esses compostos, em geral, são provenientes da alimentação e podem se acumular no sangue.
A Diálise ajuda a remover as toxinas que se acumulam no sangue, entretanto ela não é tão eficiente quanto os rins.
O profissional nutricionista te auxiliará provendo orientações essências acerca de uma boa alimentação.
Seguir corretamente as orientações nutricionais é responsabilidade do paciente e indispensável para o sucesso do tratamento.
ATENÇÃO
Não coma carambola e nada que seja preparada com a fruta, ela é tóxica para pacientes com Doença Renal
Quanto à ingestão de líquidos, está varia de acordo com a quantidade do seu volume urinário. De modo geral, se vc urina, a restrição de líquidos é 500 ml somados ao seu volume urinário em 24 hs.
IMPORTANTE QUANTIFICAR SUA URINA DE 24hs. (para melhor controle).
Se vc não urina, a restrição é em torno de 500 ml o dia todo.
O ganho de peso em uma diálise e outra (ganho interdialítico) deve ser de 3 a 4% do peso seco. Como regra geral, é importante que o paciente não ganhe mais de 2 kg entre uma diálise e outra e 3 kg nos finais de semana.
O excesso de líquidos pode trazer consequências graves, como: água no pulmão, falta de ar, inchaço e aumento da pressão arterial.
Lembre-se: paciente em diálise deve controlar a quantidade de alimentos ricos em sal(sódio) os industrializados / embutidos, pois eles dão mais cede.
Clínica de Nefrologia Cenea